13 de setembro de 2016

Soalheiro Alvarinho 2014, o melhor Vinho Verde por Jancis Robinson


Eu me surpreendi com esse Vinho Verde do produtor Quinta de Soalheiro, da região do Vinho Verde, Portugal, feito 100% com a uva Alvarinho.

Que delícia de vinho verde! Fresco, aromático, elegante, mais encorpado e mais complexo que os demais vinhos verdes.

Não era para menos, porque o produtor Quinta de Soalheiro está produzindo os melhores vinhos com a uva Alvarinho em Portugal, de acordo com a impressa especializada. 

E este rótulo em particular é considerado o melhor e o mais premiado Alvarinho da atualidade, constantemente despontando em primeiro lugar nos paineis de Alvarinhos realizado pela Revista de Vinhos portuguesa, e foi considerado pela renomada Jancis Robinson como o melhor Vinho Verde.

Recebeu pontuação 17/20 da Revista Wine.

As uvas são colhidas manualmente e após a prensagem o mosto decanta durante 48 horas, segue-se a fermentação à temperatura controlada usando-se leveduras pré-selecionadas. O engarrafamento é feito após a estabilização do vinho, seguido de um estágio em garrafa.

Cor amarela citrina, aroma com o perfil do Alvarinho Soalheiro Clássico, intenso e tropical com notas minerais. O Soalheiro 2014 é um clássico com um perfil preciso, sobriedade aromática e uma grande elegância de sabor.

Vai muito bem como aperitivo ou para acompanhar mariscos, pratos de peixe ou pratos de carnes brancas de aves.

À venda na Mistral.com.br por R$ 167,67.

Se ainda não provaram esse Vinho Verde, provem!!! É realmente muito bom...

Sobre a região do Vinho Verde:

Para quem ainda não sabe, a região do Vinho Verde fica a noroeste de Portugal, em uma área conhecida como "Entre Douro e Minho", situada entre os dois importantes rios da região (o Douro e o Minho), e o vinho dessa procedência, e que leva o nome da região, é o segundo mais produzido em todo o país, ficando atrás somente do emblemático Vinho do Porto. 

O Vinho Verde é leve e fresco, geralmente com elevada acidez, e os Vinhos Verdes brancos são comumente elaborados com as cepas Trajadura, Alvarinho, Loureiro e Arinto, os Vinhos Verdes tintos são elaborados com a casta Vinhão, enquanto os Vinhos Verdes Rosé são elaborados com a casta Espadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!