3 de setembro de 2016

Dádivas Pinot Noir 2013, Lidio Carraro. Delicioso Pinot Noir nacional

Olá, 
Obrigada por visitar o Blog Tudo de Vinho e seja bem-vindo.
Em outubro de 2016 eu fiz a migração do conteúdo do Blog para outra plataforma, com novo layout e identidade visual.
Para ter acesso ao conteúdo completo e principalmente aos novos artigos, acesse www.tudodevinho.com
Obrigada e espero você por lá :-)
Cris Spinola Faria
----------------------------------


A uva Pinot Noir é uma uva complexa, nobre e delicada, de casca fina e sensível, suscetível a todo tipo de danos causados por granizos, insetos, aves, tempestades, insolação etc, de maturação temprana em relação às outras uvas, e que precisa ser cultivada em condições climáticas ideais. Justamente por isso a Pinot Noir é considerada uma uva cara, e não é plantada em muitas regiões pelo mundo.

Originária da região de Borgonha, no sudeste da França, onde é cultivada com exclusividade (a Pinot Noir é a única uva tinta permitida na Borgonha, cujos vinhos tintos são varietais ou monovarietais feitos 100% com a casta Pinot Noir).

É também uma das principais uvas cultivadas na região do Champagne, onde, juntamente com as uvas Chardonnay e Petit Meunier, produz o espumante mais famoso do mundo.

Uva nobre!

A Pinot Noir produz vinhos tintos elegantes, frutados e com poucos taninos, e que quase nunca estagia em barricas de carvalho, o que resulta em uma bebida leve, fresca, muito agradável, fácil de beber e de harmonizar com uma enorme variedade de pratos, e que vão de frutos do mar a carne vermelha de caça, a depender do corpo do vinho.

E aqui no Brasil, o produtor Lidio Carraro Vinícola Boutique, da região do Vale dos Vinhedos (RS), a primeira região brasileira com indicação geográfica reconhecida, "acertou a mão em cheio" no cultivo dessa uva, e está produzindo esse rótulo de muito bom gosto e excelente qualidade.

Vinho produzido com uvas Pinot Noir cultivadas em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo (RS), com fermentação em tanques de aço inox e sem estágio em barricas ou em garrafa. Apresenta coloração vermelho rubi translúcido, aromas de frutas vermelhas, florais, de especiarias doces e frutas secas. Na boca tem corpo médio, fresco e vivo, boa acidez bem equilibrada com os taninos discretos e macio, e persistência longa. Capacidade de guarda de 5 anos.



Vinho bem pontuado e premiado:

  • 17 pontos na avaliação do site Jancis Robinson;
  • 91 pontos na Decanter Magazine, por Steven Spurrier;
  • Venceu vinhos franceses, ingleses e argentinos em degustação às cegas realizada pela Sabores de Baco, e foi o 1º colocado no ranking dos vinhos avaliados.

Excelente vinho nacional, que muito bem expressa toda a tipicidade dessa uva tão elegante.

E o melhor de tudo, é o preço! Comprei por R$ 60,00 no Empório Net Drinks.

Não vejo a hora de degustar o Dádivas Pinot Noir das safras 2014 e 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!