5 de setembro de 2016

Punto Y Seguido Garnacha Viñas Viejas 2009

Olá, 
Obrigada por visitar o Blog Tudo de Vinho e seja bem-vindo.
Em outubro de 2016 eu fiz a migração do conteúdo do Blog para outra plataforma, com novo layout e identidade visual.
Para ter acesso ao conteúdo completo e principalmente aos novos artigos, acesse www.tudodevinho.com
Obrigada e espero você por lá :-)
Cris Spinola Faria
----------------------------------


Delicioso vinho de Garnacha espanhola, e que recebeu 91 pontos do crítico Robert Parker!

E melhor ainda, foi comprado na Evino.com por R$ 70,00.

Um verdadeiro achado!

Houve um tempo em que a Garnacha (ou Grenache para o restante do mundo) era a uva dominante na Espanha, mas a uva foi perdendo popularidade e foi sendo substituída por outras cepas, e atualmente é a França, e não a Espanha, que possui a maior plantação dessa uva.

Mas apesar de ter perdido quase metade de suas vinhas de Garnacha, a Espanha continua explorando muito bem o potencial dessa casta tinta produzindo vinhos surpreendentes, e que variam de vinhos econômicos bastante acessíveis a vinhos caros e de alta qualidade em escala mundial.

Exemplo da expressão da Garnacha espanhola é esse rótulo da Bodegas y Vinedos del Jalon (por Castillo de Maluenda), da região DOP Calatayud, feito 100% com uvas de vinhas velhas que superam os 50 anos de idade, o que significa baixa produtividade e rentabilidade das vinhas, porém maior concentração de aromas e sabores nas frutas, dando vinhos mais ricos e complexos.

A Garnacha espanhola é conhecida por seus aromas de frutas vermelhas cristalizadas complementados por nuances de especiarias doce (canela) e picantes (pimenta preta). 

E este vinho não foi diferente.

De coloração vermelho rubi de média intensidade, aromas de frutas vermelhas, especiais e de tabaco, resultante da passagem do vinho por 11 meses em barricas de carvalho francês. Vinho encorpado,  com boa acidez e com 14% de álcool, com taninos firmes e nobres.

É um vinho gastronômico versátil, que pode acompanhar uma enorme gama de pratos a base de carnes brancas e vermelhas, massas e diversos tipos de molhos.

“Punto y Seguido Garnacha foi elaborado a partir de frutos vindos de vinhedos com cerca de 50 anos de idade. Envelhecido por um período de 11 meses em barricas de carvalho francês, revela aromas de tabaco, cerejas negras, minerais e especiarias asiáticas. Com boa estrutura, deve evoluir ainda por mais um dois ou três anos. Beba até 2024.”
Jay Miller, da Wine Advocatee

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!