22 de setembro de 2016

Crios Torrontés 2014, da Enóloga Susana Balbo


Vocês conhecem a uva Torrontés?

É uma variedade de uva branca aromática de origem espanhola, da região Galiza, também é cultivada na Argentina, Portugal e Bulgária, muito semelhante à Moscatel, e que produz vinhos leves e frutados.

A par dessa informação, há quem defenda que essa casta surgiu mesmo foi em solo argentino, a partir do cruzamento natural entre as uvas Moscatel e Criolla, e que seria, portanto, uma uva autóctone Argentina.

O fato é que hoje essa uva é praticamente exclusiva da Argentina, onde é cultivada na maioria das regiões vitivinícolas, com maior destaque no Norte do país. 

Outro fato interessante, é que na Argentina há a Torrontés Riojano, de maior qualidade; e a Torrontés Sanjuanino e Torrontés Mendocino, de menor qualidade.

Os vinhos produzidos com essa uva são muito aromáticos, carregados de aromas frutais e florais, e que também podem apresentar notas de ervas e de especiarias. Em boca são vinhos frutados, leves e refrescantes, com acidez elevada, que geralmente não passam por madeira, e devem ser consumidos jovens.

E esse rótulo do produtor Domínio Del Plata, da enóloga Susana Balbo, não foge às características da Torrontés.

Vinho premiado, recebeu medalha de prata no San Francisco International Wine Competition 2014.

Apresenta coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, aromas de frutas cítricas, frutas brancas e florais, com boa acidez, leve e refrescante.

Deve ser servido a uma temperatura mais baixa, cerca de 8°C a 9°C, o que o torno o vinho perfeito para ser consumido nos dias mais quentes.

Comprado na Evino.com.br por R$ 47,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!