20 de maio de 2016

Enólogo / Enóloga

Olá, 
Obrigada por visitar o Blog Tudo de Vinho e seja bem-vindo.
Em outubro de 2016 eu fiz a migração do conteúdo do Blog para outra plataforma, com novo layout e identidade visual.
Para ter acesso ao conteúdo completo e principalmente aos novos artigos, acesse www.tudodevinho.com
Obrigada e espero você por lá :-)
Cris Spinola Faria
----------------------------------


ENÓLOGO/ENÓLOGA: adjetivo substantivo masculino/feminino. M.q. ENOLOGISTA. Adjetivo e substantivo de dois gêneros. Estudioso ou especialista em enologia, enólogo.

O Enólogo é o profissional responsável pela produção do vinho. Ele toma todas as decisões relacionadas à produção da bebida: a casta da uva a ser cultivada em determinada região; a técnica da colheita (colheita manual ou mecanizada) e o momento da colheita (uvas mais verdes ou mais maturadas); seleção das uvas que serão vinificadas (seleção manual ou automatizada); esmagamento das uvas com engaço ou sem engaço; processo de fermentação, utilização de barrica de inox ou de carvalho; método de vinificação; possibilidade de mistura de uvas (corte ou “bend”) ou de vinhos (“assemblage”), enfim, tudo relacionado ao fabrico do vinho, da videira à garrafa. 

Esse profissional deve necessariamente ser formado em Enologia ou em Agronomia com especialização em Enologia. Contudo, no Brasil ainda são poucas as universidades que oferecem o curso de Enologia:
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio grandense, campus CAVG - Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça, oferece o Curso Superior de Tecnologia, Viticultura e Enologia (acesse: http://www2.ufpel.edu.br/cavg/vitieno/).





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!