23 de julho de 2016

Vinícola Guaspari, Vale da Pedra Syrah 2015

Olá, 
Obrigada por visitar o Blog Tudo de Vinho e seja bem-vindo.
Em outubro de 2016 eu fiz a migração do conteúdo do Blog para outra plataforma, com novo layout e identidade visual.
Para ter acesso ao conteúdo completo e principalmente aos novos artigos, acesse www.tudodevinho.com
Obrigada e espero você por lá :-)
Cris Spinola Faria
----------------------------------

A nova, ainda pequena mas surpreendente Vinícola Guaspari, sedeada em Espírito Santo do Pinhal - SP, a 188km da Capital, com seus vinhedos plantados em diferentes terroirs ao longo de nada mais que 50 hectares, já desponta no cenário mundial como a produtora de um dos melhores vinhos da América do Sul, e que eu particularmente gosto bastante:

  • o vinho tinto VISTA DO CHÁ SYRAH 2012 ganhou Medalha de Ouro no concurso Decanter World Wine Awards 2016, promovido pela revista inglesa especializada Decanter; e 
  • o vinho tinto VISTA DA SERRA SYRAH 2012 ganhou Medalha de Prata na 9ª Edição da Competição Internacional Syrah du Monde 2015, organizado pela Associação Forum D'Enologiem na França; e ganhou Medalha de Bronze no Decanter World Wine Awards 2016.

Impressionante, não?

E o "Vale da Pedra" surge como o mais novo vinho tinto da Vínícola Guaspari, concebido para ser o "vinho de entrada" ou o "segundo vinho" da casa.

Degustando o Vale da Pedra no Lago de Espírito Santo do Pinhal - SP, bem ao lado da Vinícola Guaspari.
De acordo com informações do produtor, o nome e o rótulo do Vale da Pedra remetem aos granitos existentes no solo onde estão plantadas as vinhas, fazendo menção às características geológicas da região, marcada por formações rochosas e terreno granítico, a uma altitude de 1.125 metros na Serra da Mantiqueira.

O ciclo de maturação e vindima das uvas é invertido: em vez de a colheita ocorrer na primavera/verão ocorre no outono/inverno, o que é possível com a dupla poda (uma primeira poda de formação imediatamente após a colheita e uma segunda poda, de produção). 

Essa inversão propicia às uvas um tempo maior de maturação e em condições climáticas ideais, quando os dias são mais secos e ensolarados e as noites, mais frescas, o que faz com que a qualidade das uvas seja bem melhor do que aquelas colhidas na estação mais quente e chuvosa.

Vinho de coloração rubi intensa, apresenta aromas de frutas vermelhas maduras com um toque discreto de chocolate, adquirido em razão do estágio de 6 a 8 meses do vinho em barricas de carvalho francês de segundo uso, de corpo médio, presença de muitos taninos de boa qualidade, e de final médio.

Não é o vinho que eu mais gosto da Guaspari, mas é um bom vinho nacional, é um bom Syrah, e eu enalteço sempre e o quanto posso os esforços dos produtores nacionais - e da Vinícola Guaspari em particular - de produzirem bom vinhos, de qualidade superior. 

Mas com uma produção tão pequena e primorosa, o preço desse vinho acaba parecendo caro se comparado com outros vinhos de qualidade similar produzidos em outras partes do mundo, evidentemente em maior escala e com um custo bem menor.

Então não comparem os preços. 

E se perguntarem se o Brasil faz bons vinhos, responda que sim, e que fazemos bons vinhos inclusive  no Estado de São Paulo :-)

Degustado em 23/07/2016.
Espírito Santo do Pinhal - SP.
 
Produtor:
Vinícola Guaspari
Vinho:
Vale da Pedra
Uva(s):
Syrah
Safra:
2015
País:
Brasil
Região:
Espírito Santo do Pinhal - SP
Fechamento:
Rolha de cortiça aglomerada
Preço:
R$ 75,00
Comprado em:
Vinícola Guaspari
Minha Avaliação:
(de * a *****)
***
Notas e observações:
Gostei, um bom Syrah brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!