22 de junho de 2016

Degustação de vinhos tintos do Dão na ABS-SP

Olá, 
Obrigada por visitar o Blog Tudo de Vinho e seja bem-vindo.
Em outubro de 2016 eu fiz a migração do conteúdo do Blog para outra plataforma, com novo layout e identidade visual.
Para ter acesso ao conteúdo completo e principalmente aos novos artigos, acesse www.tudodevinho.com
Obrigada e espero você por lá :-)
Cris Spinola Faria
----------------------------------


Pouco sei sobre os vinhos produzidos na Região do Dão, em Portugal, salvo um ou outro rótulo que eu já tenha degustado.

Mas tive a grata satisfação de participar de uma degustação de vinhos tintos dessa Região na Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo ABS-SP, e eu me surpreendi totalmente.

Que bom que eu pude participar desse evento!

Os vinhos eram diferentes entre si, indo do mais jovem e futado Estrémuas com excelente relação custo x benefício ao mais encorpado e longevo M.O.B, e variaram de corpo médio a encorpado, com aromas mais ou menos sobressalentes de frutas e especialmente de flores, mas todos os vinhos, sem exceção, apresentaram os taninos mais macios e sedosos que a minha pouca litragem e breve experiência em degustações técnicas já havia me permitido sentir.

A partir desta degustação, mudo o meu conceito sobre taninos que eu considero sedosos!

E, definitivamente, passo a prestar muito mais atenção nos vinhos produzidos no Dâo a partir de agora!

Seguem os rótulos:

Vinho tinto Quinta das Estrémuas Dão DOC 2013, do produtor Quinta das Estrémuas.
Corte das uvas Touriga Nacional, Tinta Roriz (Tempranillo), Jaen e Alfrocheiro Preto. 
Importado pela Grand Cru. Preço: R$ 79,00.
Minha avaliação: muito bom, excelente relação custo-benefício. 
Evoluiu muito na taça.

Vinho tinto Solo Dão DOC 2009 Reserva, do produtor Caves Velhas.
Varietal da uva Touriga Nacional 100%. 
Importado pela Domno. Preço: R$ 0,00.
Minha avaliação: muito bom.

Vinho Quinta de Saes Tinto 2013, do produtor Quinta da Pellada.
Corte das uvas Touriga Nacional, Tinta Roriz (Tempranillo) e Alfrocheiro.
Importado pela Mistral. Preço: R$ 147,00.
Minha avaliação: muito bom.

Vinho tinto Quinta dos Carvalhais Colheita 2009, do produtor Quinta dos Carvalhais.
Varietal da uva Touriga Nacional 100%. 
Importado pela Zahil. Preço: R$ 199,00.
Minha avaliação: Excelente. ****
O melhor vinho da noite. Taninos se-do-sís-si-mos.

Vinho Quinta da Falorca T-nac 2008, do produtor Quinta da Falorca.
Varietal da uva Touriga Nacional 100%
Importado pela World Wine. Preço: R$ 197,00.
Minha avaliação: muito muito bom.

Vinho M.O.B. Tinto 2012, elaborado  por 3 enólogos cujas iniciais dos sobrenomes dão 
o nome ao vinho: Jorge Moreira (M), Francisco Olazabal (O) e Jorge Serôdio Borges (B)
Corte das uvas Touriga Nacional, Jaen, Alfrocheiro e Baga
Importado pela Adega Alentejana. Preço: R$ 379,00.
Minha avaliação: Excelente. ****
Taninos muito sedosos, aveludados.
Vinho premiado, recebeu 93 pontos da Revista Adega, 93 pontos da Revista Baco, e 
17,5 da Revista dos Vinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!