17 de março de 2016

AS GARRAFAS DE VINHO: as diferentes cores

Quanto à cor das garrafas de vinho, bem, o vidro escuro utilizado normalmente tem a função de proteger a bebida da incidência de luz, tanto natural quanto artificial, e que afeta as características do vinho e prejudica a evolução, o envelhecimento e consequentemente a conservação da bebida.


Já as garrafas de vidro totalmente transparente são utilizadas para o envase de vinhos brancos e rosés, no intuito de se valorizar a coloração única e exuberante típica desses vinhos.

E é verdade! Um branco de coloração amarelo-limão ou amarelo-dourado e um rosé de cor tênue ou intensa em uma garrafa de vidro escuro não seriam tão sedutores como aqueles que exibem suas lindas e apetitosas cores em garrafas transparentes.

Além disso, as mais tradicionais regiões produtoras de vinho seguem convenções para padronização da cor da garrafa:

Em Bordeaux, por exemplo, utilizam-se garrafas de cor verde escuro para os vinhos tintos, de cor verde claro para os vinhos brancos, e de cor transparente para os vinhos de sobremesa.

Em Borgonha e no Vale do Rhône, utilizam-se garrafas de cor verde escuro.

Na Alsácia, localizada no Nordeste da França na divisa com a Alemanha, e na região de Mosel, na Alemanha, utilizam-se garrafas de cor verde claro, algumas de cor âmbar e até mesmo de cor azul escuro.

Na região do Reno, na Europa Central, que vai dos Alpes aos Países Baixos, passando por Suíça, Áustria, Alemanha e França, utilizam-se garrafas de cor marrom.

E no Novo Mundo, os critérios de escolha são livres, mas é comum que se utilizem garrafas de cor verde escuro ou marrom para os vinhos tintos, e garrafas transparentes para os vinhos brancos e rosés, ou, ainda, que sejam seguidos os mesmos padrões adotados pelo Velho Mundo.

Dando continuidade à série, nos nos próximos posts falaremos sobre os diversos formatos das garrafas de vinhos, e sobre a utilidade da reentrância na base das garrafas.


Espero que tenham gostado, que compartilhem ajudando na divulgação, e que continuem comigo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!