15 de agosto de 2016

O Borgonha Branco Pouilly-Fuissé AOC

Olá, 
Obrigada por visitar o Blog Tudo de Vinho e seja bem-vindo.
Em outubro de 2016 eu fiz a migração do conteúdo do Blog para outra plataforma, com novo layout e identidade visual.
Para ter acesso ao conteúdo completo e principalmente aos novos artigos, acesse www.tudodevinho.com
Obrigada e espero você por lá :-)
Cris Spinola Faria
----------------------------------


Você sabia que 60,5% da produção total da Borgonha, na França, é de vinho branco, e a maioria é feito com a uva Chardonnay?

Dado interessante, não?

Dentre os chamados "Borgonhas Brancos", merecem destaque os vinhos Pouilly-Fuissé, Appellation d'Origine Contrôlée (AOC) dos vinhos produzidos na sub-região Mâconnais, localizada nos municípios de Fuissé, Solutré-Pouilly, Vergisson e Chaintré, e que tem a Chardonnay como única variedade de uva.


A área costumava ser conhecida simplesmente como "Pouilly", mas quando as leis AOC foram introduzidas, há 80 anos, em 11 de setembro de 1936, foi dividida em três Sub-regiões: Pouilly-Fuissé, Pouilly-Loché e Pouilly-Vinzelles.

Pouilly-Fuissé é a parte mais conhecida do Mâconnais, mas não há vinhedos Premier Cru dentro dessa AOC porque os produtores locais não aplicarem para receber essa denominação quando a legislação estava sedo regulamentada e a AOC Pouilly-Fuissé estava sendo criada.

Apesar da falta de classificação oficial dentro da AOC, alguns Climats e Terroirs dentro de Pouilly-Fuissé tem melhor reputação do que outros, e essa diferença aparece no preço do vinho.


É um vinho claro e refrescante, delicado, e muitas vezes mostra uma clara influência de carvalho.

Excelente Chardonnay!

E para quem aprecia esse autêntico Borgonha Branco, sorte nossa, porque estes vinhos são vendidos em média por muito menos do que os vinhos brancos da Côte de Beaune rumo ao Norte da Borgonha, onde está situada a Região de Chablis.

Se encontrar esse vinho por aí, não deixe de apreciar. Pra quem gosta de um bom exemplar de Chardonnay, vale muito a pena :-)

Um comentário:

  1. Hi I would like to ask is there a difference in quality if a pouilly fuisse wine doesnt have a village name? for example Domaine de Thalie Pouilly-Fuissé vs Domaine Cornin Pouilly-Fuissé Les Chevrières

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!